* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

02/04/2008

CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS

Gatinha que era maltratada pelos donos e foi adotada e cuidada por Simone Cardoso www.conquisteumgatinho.blogspot.com

A superpopulação de cães e gatos é um problema que afeta a maioria dos países, em maior ou menor grau. A equação é simples: existem mais animais do que lares para acolhê-los. Em busca de uma “solução” rápida, as autoridades da saúde freqüentemente recorrem ao extermínio em massa. Milhares de animais são mortos nos Centros de Controles de Zoonoses (CCZ).

No entanto, tal medida não adianta em nada, não passando, no fundo, de mera crueldade e desperdício de dinheiro público, já que os animais que não são recolhidos conseguem se reproduzir em número muitíssimo maior do que se consegue matá-los.

Segundo o Comitê de Especialistas em Raiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), reunido em 1992, a captura e o sacrifício de animais não representam medida de controle da doença, pois não atuam nas principais causas do problema: a procriação descontrolada de cães e gatos e a irresponsabilidade ou ignorância dos seus proprietários.

Somente partir da castração de 30% dos cães/gatos de um município é que passa a acontecer uma efetiva diminuição da população desses animais, reduzindo, conseqüentemente, o abandono e o risco de doenças transmitidas por eles. Vários municípios brasileiros já substituíram o extermínio de cães e gatos pela castração em massa.

No Espírito Santo, atenta a essa realidade, a justiça concedeu liminar (17/08/2007) em ação civil pública movida pelo Ministério Público contra o município de Vitória proibindo o extermínio de animais sadios, já que, como dito antes, isso não passa mera crueldade e desperdício de dinheiro público.

Entretanto, até março/08, sete meses após a concessão da liminar, o Centro de Controle de Zoonoses de Vitória nada fez para ampliar o número de castrações oferecidas à população. Atualmente o CCZ disponibiliza apenas um médico veterinário para realizar o procedimento cirúrgico. A conseqüência do descaso é uma fila de espera de mais de 900 animais.

E é nesse sentido que pedimos a sua ajuda!Para solicitar que a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória amplie o número de castrações oferecidos para cães e gatos da população envie um e-mail para http://www.vitoria.es.gov.br/secretarias/governo/ouvidoria.htm

ou ligue para 0800-2836345,

ou compareça pessoalmente ao Palácio Jerônimo Monteiro, av.Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, 2º andar - de 2ª a 6ª feira, das 8 às 18 horas.


Associação Amigos dos Animais do Espírito Santo