* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

17/12/2008

Literatura capixaba em foco! lançamento de livros e Roda de leitura...

Olá Amigos,
hoje (17/12), no IGHES, foi realizada uma solenidade, com sarau, cantata e lançamento de vários livros, entre eles o "Escritos de Vitória, 25: Vitória, Cidade Sol", no qual eu participo com a poesia intitulada "Moqueca capixaba". Uma festa muito bonita que contou com presença de convidados ilustres como a escritora Bernadette Lyra e a família Braga que veio de Cachoeiro especialmente para o evento.
Paralelamente, na BPES/ Biblioteca Pública Estadual, nossa amiga Karina Rezende ministrava uma roda de leitura sobre o conto "MIssa do Galo" de machado de Assis, em comemoração ao centenário de morte do Bruxo do Cosme Velho. Cheguei no finalzinho, mas deu pra ver o sucesso do evento, enfim... a literatura está a cada dia com maior visibilidade na nossa cidade, e fico feliz em fazer parte deste movimento...
Vitória, Cidade Sol é uma antologia que reúne 26 autores contemporâneos com mais de 50 textos ( poesia, conto, contos híbridos, crônicas, ensaios). É uma homenagem a nossa cidade, um canto de amor a Vitória, com suas luzes e sombras, enfim... o livro está uma maravilha!

Guilherme Santos Neves autografou os volumes 1 e 2 da Coletânea de Estudos e Registros do Folclore Capixaba / 1944- 1982. Cada um volume com aproximadamente 600 páginas.
O livro apresenta um panorâmico retrato cultural do folclore capixaba, fruto de pesquisa de váriados estudiosos sob a batuta de Guilherme Santos Neves.


A Embaixadora das artes é fruto de uma minuciosa pesquisa realizada pela Mestre em Estudos literários vanda Luiza Souza Netto. Essa obra lança luz sobre os escritos de Lídia Besouchet (1908- 1997). Besouchet nasceu no Rio grande do Sul e veio morar em Vitória na adolescência, deixou uma obra relevante e tornou-se patrona da cadeira nº 32 da Academia Espírito Santense de Letras.
Textos de História Militar do Espírito Santo integra a coleção João Bonino Moreira- vol 3. Foi compilado por Getúlio Marcos Pereira Neves e descreve entre outros acontecidos da presença de Vasco Fernades Coutinho na Campanha de Goa, da morte de Fernão de Sá, do Ataque dos franceses a Vitória, entre outros assuntos.

"O que eu sei é que, se me fora dado a escolher, no vasto mundo de DEus, um lugar para eu nascer... Bem: escolheria este: Cachoeiro de Itapemirim. Por que? sabe-se lá o porquê das coisas do coração?" (Newton Braga"
Newton Braga (1911- 1962) tem sua vida e obra apresentadas por Sara Novaes Rodrigues no Poeta, cachoeirense. Mais um livro da coleção Roberto Alma, o de nº 19.

O Pavão Multifacetado escrito por Carla de Paula Santos, fala da Vida e obra de José carlos de Oliveira (1934- 1986). Carlinhos, era um existencialista e forma juntamente com os escritores Luiz Fernado Tatagiba e Amylton de Almeida a triade que comungava com o mundo de Sartre e Camus. O Pavão Multifacetado é segundo o professor Francisco Aurélio Ribeiro, "um dos melhores romances memorialisticosjá escrito neste país".

A Revista de nº 62 do Instituto Histórico e Geográfico do ES possue 12 artigos e trata de temas como: A transmigração da corte e sua influência no desenvolvimento do ES; O mapa mundi de Ortélio Abraão; Sucessão dos donatários do ES, à luz da genealogia; Café e mudança no ES; entre outros.

2 comentários:

Sarah disse...

Olá! Meu nome é Sarah, eu sou estudante de Geografia, e achei o seu site fazendo uma pesquisa sobre escritores do Espírito Santo! Muito Legal, Parabéns!
O trabalho é para disciplina de Geo Humana e Cultural, mas o objetivo é um trabalho que seja usado futuramente com nossos alunos. Se puder ajudar, sugerir mais autores, fico agradecida!

Parabéns pelo site!

Mayara disse...

Ei!
sou amiga da Sarah que deixou o ultimo recado!
compartilho da mesma colocação que ela fez!
Valeu pela contribuição!

(Te adoro Sarah!!kkkkkkkk)

Valeu galera!