* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

30/05/2009

ANIMAIS EM CIRCOS: É HORA DA DECISÃO!

Amigos, recebi da AMAES:
Apesar dos constantes adiamentos, o projeto de lei que proíbe o uso de animais em circos deve ir logo para votação na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, reagendada para 03 de junho, próxima quarta-feira.
O Instituto Nina Rosa se pronunciou:"Somos contra o uso de animais em circos e a favor da aprovação do substitutivo do PL 7291/06 que proíbe a utilização de animais em circo no Brasil, que irá a votação na Comissão de Educação e Cultura no próximo dia 03/06/09 (quarta-feira), às 9h, no Plenário 10 da Câmara dos Deputados”.
Aqui no nosso estado a AMAES encabeçou o movimento pela aprovação do PL, e nós reforçamos encaminhando cartas aos deputados com a carta:

Caros Srs. deputados da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal Estará entrando em votação a lei que proibe a utilização de animais em circos(substitutivo do PL 7291/06 ). venho por meio deste e-mail me manifestar e pedir que os Srs votem pela aprovação desta lei. Muitas são as justificativas a favor e contra a lei, contra, estarão os donos de circo, geralmente circos velhos que vem se arrastando desde uma época em que retirar um animal selvagem de seu habitat, geralmente filhotinho, e matando a sua mãe [porque esta não o entrega sem antes lutar por ele], era considerado normal, é o caso dos elefantes, dos macacos, dos tigres, etc. e do outro lado, a favor, a grande maioria da polupação que não suporta mais este tipo de coisa, esta crueldade, pessoas que estão dispostas a pagar para ver um circo com espetáculo, como por exemplo, o circo de soleil e outros que exibem o que de mais belo o ser humano pode fazer, a verdadeira ARTE. Estive de férias na Bahia e vi um circo do beto carreiro, diferente do circo bonito que vemos na tv, este estava sujo e caindo aos pedaços, neste circo havia entre outros animais, um elefante, mantido num pequeno cercado, afirmo para os senhores, me fez sofrer o sofrimento e o triste destino daquele animal, mais ainda, porque me senti impotente frente ao caso, mas os senhores tem o poder nas mãos para mudar este cenário. Sou arteterapeuta ha muitos anos na minha cidade, Vitória, ES, e como profissional de saude mental afirmo que as pessoas que maltratam animais são pessoas com profundos problemas psiquicos, na ultima das hipóteses, são vitimas de um virus letal na nossa sociedade, a ignorância. Votem pela proibição do uso de animais em circos, se não pelo meu pedido, pelas nossas crianças, para que elas cresçam sabendo diferenciar o respeito do desrespeito aos direitos dos outros, mesmo que estes outros sejam seres da natureza, uma árvore, um animal... enfim... cresçam sabendo respeitar a vida e a sua complexidade. Nesse momento faço valer meu voto como cidadã, peço que façam, também, valer o mandato de vocês como meus representantes, e mais, como a voz daqueles que não podem falar, reclamar, cujo choro e sofrimento apenas alguns poucos escutam ... Reflitam! precisamos mudar este paradigma em que vivemos e galgarmos para um outro, mais humano, e ninguém melhor que os animais para nos ensinar sobre humanidade.
Dessa capixaba que se importa e ainda tem fé!
REnata Bomfim
SAIU O RESULTADOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VITÓRIA DO MOVIMENTO CONTRÁRIO AO USO DE ANIMAIS EM CIRCOS NO BRASIL!!!
Prezados associados e Amigos,
Com MUITA ALEGRIA,segue uma informação em primeira mão para todos vocês. FOI APROVADO, no meio desta tarde em Brasilia, por UNANIMIDADE da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, o substitutivo do Projeto de Lei nr. 7291/2006, que PROÍBE o uso de animais em circos, no Brasil. Pessoal, foi uma luta gigantesca de meses a fio, até chegarmnos ao dia de hoje.

A AMAES fez uma ação de apoio a esta causa junto ao nosso mailing de associados e amigos e agradecemos a todos vocês que atenderam ao nosso pedido e mandaram e-mails para os parlamentares federais que fizeram parte da comissão que emitiu a decisão. Sem a participação de ´todos vocês, provavelmente perderíamos a causa.

Lembrando mais uma vez: A AMAES não é contra a existência de Circos , muito pelo contrário. Somos sim, 100% contrários à perversidade e covardia a que são submetidos todos aqueles animais totalmente indefesos e a mercê de indivíduos cruéis que os transformam em mera mercadoria na busca de lucro.
O projeto segue agora para a comissão de Constituição e Justiça da Camara Federal.
A mobilização continua.
Voltaremos a dar notícias.
Abraços a todos.
AMAES-ASSOCIAÇÃO AMIGOS DOS ANIMAIS DO ES
DIRETORIA
Visite nosso site: www.amaes.org.br

Um comentário:

EDER RIBEIRO disse...

qualquer agressão ao próximo, seja ele animal ou humano é uma agressão a si mesmo, amar o próximo é o princípio de tudo. Bjos.