* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

06/08/2009

Campanha contra o uso desnecessário e inconsequente de sacolas nos supermercados e os 5 R's

Queridos, quantas vezes fomos ao supermercados e pegamos aquela sacolinha básica para colocar a banana (que já vem empacotada pelo criador), a batata, o chuchu, a laranja, etc... e nem nos demos conta que, ao chegar ao caixa, ela seria colocada dentro de outra sacola, junto com outros produtos, para ser transportada para casa...
Quando chegavamos em casa, grande parte destas sacolinhas iam diretamente para o lixo... Pois bem, muitas pessoas continuam fazendo isso, sem a minima noção da (i)responsabilidade que tem com o lixo que produzem... Hoje, já não dá mais para fazermos isso, temos acesso a informações e a consciência de que podemos adotar habitos de vida mais sustentaveis...
Existem outras formas de agir para evitar esse tipo de desperdício, essas famigeradas sacolinhas, aparentemente inofencivas, irão diretamente para o lixão com a possibilidades de irem parar nos rios e, consequentemente, no mar, matando animais e contaminando os peixes e tudo mais com o material cancerigeno com que são compostas, elas podem também entupir os bueiros das ruas provocando alagamentos, entre outras tragédias.
Vamos exigir que as empresas utilizem as sacolas oxibiodegradáveis e optar pela utilização das sacolas ecológicas...

E mais, esse lixinho básico que a gente produz no dia a dia (e que não é pouco) pode ser separado: Lixos secos são aqueles que podem ser reciclados / Lixos orgânicos são aqueles que não degradam o ambiente, é o resto de comida, cascas de frutas e legumes, etc., e Rejeito, ou seja, aquele lixo que não pode ser aproveitado. Somente 2,8% do lixo que o Brasil produz é reciclado. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), nós, brasileiros, produzimos em média 0,88 kg de resíduos por dia, e 59% dos municípios, depositam seus resíduos em lixões. Precisamos aderir à Coleta Seletiva para que possa diminuir a exploração dos resíduos naturais, bem como, a poluição do solo, do ar e dos rios. Uma forma de introjetarmos essa idéia e fazer com que se torne um habito, é praticar os 3 R's, que hoje já não são mais 3 e sim 5 R's.
1- Reduzir: é isso mesmo, no bom português significa consumir menos e dar prioridade para produtos que não agridam o meio ambiente e geram menos resíduos.
2- Reutilizar: dar novos usos aos materiais já utilizados, é uma boa oportunidade de exercitar a criatividade.
3- Reciclar: ou seja, transformar os resíduos em matéria prima para outros produtos, tanto de forma industrial quanto artesanal.
Os outros 2 R's introduzidos são: Repensar (o consumo) e Recusar (o mais importante e mais dificil , na minha opinião).
Esses R's são um conjunto de atitudes capazes de interferir e modificar os nossos hábitos. Essa prática, além de ser positiva para o meio ambiente, é geradora de emprego e renda para os menos favorecidos. vamos pensar nisso...

Abraços eco-fraternos

Renata

maiores informações: www.mma.gov.br/srhu

Nenhum comentário: