* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

01/09/2010

XII Congresso de Estudos Literários:Leitor, Leitora: Literatura, Recepção, Gênero

Ao considerar que o texto se faz no ponto de encontro entre escrita e leitura e ao questionar a polarização entre os espaços e limites dos gêneros masculino e feminino nas marcas de leitura o XII Congresso de Estudos Literários - Leitor, Leitora: literatura, recepção, gênero propõe discutir a possível associação dos conceitos de leitura e gênero a funções receptivas. Acabei de recber o aceite da minha proposta de apresentação, segue:

Rompendo o silêncio e a clausura: Florbela Espanca e a ‘Função feminino’

Renata Bomfim
Doutoranda em Letras, Ufes/FAPES
Uma breve visada histórica revela que em variadas épocas a mulher teve o seu papel definido, bem como, o seu perfil delineado e a sua forma de ser e de agir normatizadas pelo homem, a isto denominamos, Função feminino. Propomos esta designação tomando como molde a Função autor foucaultiana que mostra como os textos passaram a demandar autoria na medida em que o autor podia ser identificado e punido e os discursos transgressores cerceados. Analisaremos como a Função feminino torna-se emblemática no estudo da poética de Espanca (1894- 1930), cuja obra foi submetida a um rígido controle social na sua época. Estaremos lançando um olhar sobre o discurso feminino que se apresenta como contra-poder ao discurso dominante, masculino, sobre a recepção da obra de Espanca e sobre os preconceitos e estratégias que durante muito tempo excluíram a mulher da literatura. Examinaremos também a nascente da pecha que, ainda hoje, paira sobre o termo poetisa. Os aportes teóricos serão: Michel Foucault, Michelle Perrot, Mikhail Bakhitin, C. G. Jung, Marilena Chauí, Maria Lúcia Dal Farra, Octávio Paz, Fredric Jameson.
Palavras- chave: Feminismo, Florbela Espanca, Discurso.
Eixo temático: Texto: autoria, rótulo, estigma.

Um comentário:

Maiara Oliveira disse...

Oi, Renata!

Eu gostaria de assistir a esse congresso.
Como posso participar como ouvinte?
Precisa fazer inscrição?

Abraço,

Maiara