* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

14/10/2011

Modigliane aporta na nossa Ilha e Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL) lança mais duas antologias

Olá povo capixaba, como dizia a cronista Carmélia Maria de Souza, a nossa "delícia" de Ilha, receberá as obras do artista italiano Amedeo Modigliani. O Espírito Santo será o primeiro estado do Brasil a receber a exposição inédita “Modigliani: Imagens de uma vida”.  A exposição tem 188 obras e traz 12 pinturas em óleo originais e cinco esculturas em bronze. Todo o acervo vem do Instituto Modigliani, situado em Roma, e foi montado com uma concepção inédita, que irá traçar o panorama da vida e da obra do artista. A mostra é 0800, ou seja, gratuita e aberta para o público. A abertura será no dia 18 de outubro de 2011 e a exposição ficará até 18 de dezembro. Será no Palácio Anchieta, em Vitória. Telefones para agendamento em grupos: (27) 3636-1032/3636-1048

A realização da mostra internacional em Vitória abre oficialmente as comemorações do Ano da Itália no Brasil.
 
Antologias AFESL:
LANÇAMENTO DIA 20 NA Aliança Francesa, Praia do Canto, às 19 horas (Apoio da Arcelor Mittal e Lei Rubem Braga)

São dois volumes. O primeiro volume traz um pouco da memória da AFESL e procura homenagear as mulheres que, na primeira metade do século XX, tentaram mostrar os seus trabalhos literários e lutaram para que fossem reconhecidas como escritoras capixabas. Nele a AFESL procura resgatar os textos de suas acadêmicas fundadoras, reunidos em a PRIMEIRA EXPOSIÇÃO FEMININA CAPIXABA DE POESIA, COMEMORATIVA DO 8º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, impressos, em 1957, oito anos após a fundação da Academia, em forma mimeografada, publicando-os em fac-símile Essa publicação é uma forma de apresentar um patrimônio histórico capixaba e assinalar a luta que sempre teve a mulher, em todas as épocas e lugares, para integrar-se no campo das letras. Incluiu-se, ainda, neste volume, o primeiro estatuto que traz a assinatura da comissão organizadora, a certidão do registro da Academia fornecido pelo Cartório de Maria Leão Castello Lopes Ribeiro e uma cópia no Diário Oficial, de 1954, da publicação da criação da Academia, com o objetivo de ilustrar a luta dessas pioneiras da literatura feminina capixaba. No prólogo deste exemplar, o escritor Francisco Aurélio Ribeiro fez um estudo detalhado do estilo poético das autoras que procuram expor as suas obras engavetadas.
O segundo volume é uma mostra de escritos das atuais acadêmicas. Para ele, para assinalar a importância da Patrona e de todas as mulheres que ocuparam ou ocupam as quarentas cadeiras desta Academia, a escritora e artista Vanda Luiza Sousa Netto fez fizesse um espelho de cada cadeira, com a gravura da respectiva Patrona, baseada em fotografias de arquivos. Dois vultos históricos, Luíza Grimaldi e Maria Ortiz, foram alegorias idealizadas pela artista por não haver registro da imagem de ambas. Neste volume, predominam os textos poéticos. A editoração da Antologia da AFESL textos de ontem e de hoje, ficou a cargo do editor e poeta consagrado Wilbett Oliveira.

Nenhum comentário: