* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

19/12/2011

Ana Maria Machado é eleita Presidente da Academia Brasileira de Letras

Olá queridos amigos, Ana maria Machado, escritora carioca de nascença e capixaba de coração, tomou posse como presidente da Academia Brasileira de Letras no dia 08/12/2011 (eleita por unanimidade). Ana Maria Machado é a segunda mulher a ocupar este cargo em 114 anos de existencia da instituição, a primeira acadêmica foi Nélida Piñon, eleita em 1997, ano do centenário da Casa.
A acadêmica Ana Maria Machado, considerada pela crítica como uma das mais completas e versáteis escritoras brasileiras contemporâneas, ocupa, desde 2003, a cadeira numero 1 da ABL. Ganhou, em 2001, o mais importante prêmio literário nacional– o Machado de Assis, outorgado pela ABL, pelo conjunto de sua obra como romancista, ensaísta e autora de livros infanto-juvenis. Um ano antes, recebera do IBBY (International Board on Books for the Young) a Medalha Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil, por ser o mais alto prêmio internacional do gênero, conferido a cada dois anos a um escritor, pelo conjunto da obra. Registro aqui a minha alegria por mais esta conquista alcançada por Ana Maria Machado e estou certa que ela contribuirá de forma singular com a ABL e enriquecerá ainda mais a nossa literatura.

Nenhum comentário: