* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

19/12/2011

Grupo de pesquisa do CNPq que estuda a obra de Florbela Espanca se encontra em Portugal



Michele, Maria Lúcia Dal Farra (Pesquisadora responsável pelo grupo), Clêuma, Isa, Suilei, Ana, Fábio e eu
 (da esquerda para a direita)
Olá amigos,
Era noite do dia 21/11 de 2007 quando recebi um e-mail da professora Maria Lúcia Dal Farra me convidando para integrar um grupo de pesquisa do CNPq que objetivava analisar o obra de Florbela Espanca de forma multidisciplinar, estudando, especialmente, uma série de documentos e recortes de revistas e jornais das décadas de 20, 30 e 40. Eu poderia esperar um presente maior? Iniciamos as pesquisas e logo passamos a trocar informações, idéias, e um vinculo de amizade foi surgindo entre os membros do grupo. A orientação da professora Maria Lúcia Dal Farra foi fundamental para que eu e meus companheiros de pesquisa (Fábio, Clêuma, Adriana, Suilei, Isa, Leda) pudessemos concluir os nossos mestrados. No início de 2011 o grupo de pesquisa acolheu novos componentes e ampliou o seu campo analitico a partir do estudo das relações da obra de Florbela com a de outros escritores, como, no meu caso, estudo no doutorado as relações entre a obra de Florbela e a de Rubén Darío. Pois é amigos, depois de 4 anos de amizade virtual nós nos reunimos em Vila Viçosa, terra de Florbela, para o I Colóquio Internacional Florbela Espanca, intitulado "O espólio de um mito". Este encontro reuniu estudiosos da obra de Florbela Espanca do Brasil e de vários outros países.  Conhecer a terra natal de Florbela Espanca e as imagens que povoam a sua poesia: a charneca, os castelos, os cláustros, etc., ampliou o meu olhar para a sua obra, e a dimensão afetiva de tudo isso, acredito, comparecerá nos meus escritos.

Quero parabenizar aos estuduiosos que participaram do Colóquio, foi maravilhoso observar que um novo olhar está sendo lançado sobre a obra de Florbela Espanca. Foi muito bom conhecer grandes nomes dos estudos de Florbela e da literatura portuguesa e brasileira como Antônio Cândido Franco, José Carlos Seabra Pereira, Nuno Judice, Christopher Gerry, Derivaldo dos Santos, Concepción Delgado, Gonçalo Piolti, Cid Ottoni Bylaardt, Antonio Carlos Cortez, José Bettencoutr da Câmara, entre outros, não menos importantes...

Agradecimentos:
Só tenho que agradecer a forma carinhosa como eu e os demais participantes desse encontro fomos recebidos em Vila Viçosa pela organização do evento: a Câmara Municipal de Vila Viçosa, o Grupo de amigos de Vila Viçosa, o Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora e pela coordenadora do evento, a professora Ana Luiza Vilela, da Uévora. A Maria Lúcia Dal Farra nem tenho como agradecer o apoio, a amizade, o incentivo precioso, enfim... é uma verdadeira mestre! Quero agradecer ao amigo Fábio Mário, "o anjo vingador de Florbela Espanca", como o denominou MLDF, pela amizade constante e por compartilhar comigo as inquietações inerentes à pesquisa. Foi muito bom curtir Lisboa com as amigas florbelianas Clêuma e Suilei, descobrimos juntas os segredos do Chiado: poesia, fado e vinhooooo... Quero agradecer ao meu marido, Luiz, a companhia preciosa e o apoio constante. Agradeço a Simone, a Nei e a Lândia por terem cuidado das minhas jóias mais preciosas, os gatinhos: Elvis, Elvis Júnior, Dedo, Abelardinho, Leléia e joaninha, e da bassê Evita Perón, cadelinha que pensa que também é gato. Obrigada a minha universidade, a Ufes e a FAPES, pela bolsa e pelo meu SANDUICHE  (vegetariano) que vem por aí!!!! Ao Cristo Cósmico tudo e sempre!!!! Guardarei estes dias dentro do meu coração!