* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

31/12/2011

O Muiraquitã

Muiraquitã
Ola amigos,
Vou entrar 2012 com super poderes, pois, acabei de receber de presente (da amiga Sonny Lóra) um Muiraquitã original, feito pelos índios da floresta amazônica.

A lenda do Muiraquitã
Diz a lenda amazonense que nas águas do Rio Tapajós, mais precisamente na lagoa do Muiraquitãs, que fica perto de Santarém , no Pará, A rainha das águas, Iara, lança aos céus, em noites de lua cheia, pedras verdes em forma de animais e depois mergulha sob uma chuva de muiraquitãs. As índias que esperam ansiosas por este momento se jogam nas águas límpidas da lagoa para procurar as pedras, que são os muiraquitãs. As pedras recolhidas pelas índias serão ofertadas aos seus prometidos, pois possuem poderes mágicos e dão especial poder ade atrção a quem as possuir. Mário Andrade cita a lenda do Muiraquitã no livro macunaíma. Obrigada Sonny, amiga querida!

4 comentários:

Anônimo disse...

Me permita uma pequena correção, a lenda é paraense e não amazonense, como dito acima.

Pedro Peloso disse...

O muiraquitã é um objeto de origem indigena encontrado em praticamente toda a bacia amazonica. Todavia mais comum no Pará, a lenda pode sim ser considerada de ampla distribuição na Amazonia, não devendo sua origem ser restrita ao Pará, ou Amazonas.

Arte.com Arte disse...

Ainda que seja um objeto conhecido em toda a bacia amazônica, o muiraquitã não é cultura tão presente em todos os estados desta região quanto no estado do Pará. O mesmo vale para os ritmos e culinária.

ARNALDO MOTA disse...

Óbidos, Monte Alegre e Santarém são (cientificamente) os locais mais prováveis de origem do elemento muiraquitã presente em algumas lendas amazônicas que antigos romancistas e folcloristas, por conta própria, estenderam para outras localidades. A outra única possibilidade de origem seria da tese asiática, no entanto essa é defendida por uma minoria extremamente pequena de pesquisadores.