* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

22/12/2011

O valor de uma promessa (Conto de natal)

Pretinha
Olá amigos,
Conheci pretinha quando ingressei no mestrado de Letras da UFES e logo ficamos amigas. Sempre que tinha aula, e também quando não tinha, eu levava uma raçãozinha para ela e ficávamos juntas, conversando, durante muito tempo. Pretinha é dessas gatinhas conversadeiras e, logo que eu chegava, já vinha na maior rapidez me contar as novidades, era miau pra cá, miau pra lá e, de alguma forma, nos entendíamos.
Pretinha sempre foi alvo de muita violência na Universidade Federal do Espírito Santo, mas também, conquistou amigos que a defendiam dos agressores.
Os anos foram passando e eu concluí o mestrado, ingressando logo em seguida no doutorado. Lembro que um dia cheguei na Ufes e vi Pretinha redonda, eu não sabia, mas ela estava preparando para mim, qual ostra, uma pérola, aquele que seria um dos maiores presentes de aniversário que eu receberia. Pretinha passou a ser perseguida e a apanhar de uma funcionária da Ufes, e quando o seu filhitinho nasceu (dentro da secretaria de mestrado de Letras) ela o carregava pra lá e para cá, sem ter onde cuidar dele. Devo detacar que Vander, funcionário da secretaria do mestrado de letras da Ufes, deixou Pretinha ficar na secretaria e sempre foi muito carinhoso com ela, mas não pode evitar que a tirassem dali, ou melhor, que a despejassem.
Um certo dia cheguei para a aula com uma certa antecedência e Pretinha foi me receber com o carinho de sempre, e me levou até a caixa de lixo. Ali atrás ela mantinha seu filhote escondido e sempre que este ensaiva sair ela, amorosamente, dava um jeito de escondê-lo. Sentei perto da caixa de lixo, ela troxe o filhote e colocou-o ao meu lado. Eu fiquei emocionada com o gesto de carinho e confiança de Pretinha e muito comovida com a sua situação. Pretinha estava magrela e não sei por quanto tempo conseguiria proteger o seu filhote, então, eu lhe fiz uma promessa, que em nome da nossa amizade eu cuidaria do pequenino, que não tinha completado nem um mês de vida. Pedi a pretinha que segurasse as pontas, que eu a ajudaria, e assim que o filhote desmamasse eu o adotaria.  Durante este tempo o grupo de cuidadores da Ufes já se preparava para encaminhar Pretinha para a castração e adoção. Faltavam algumas semanas para o meu aniversário (21/11/2010) então preparei uma caixinha, furei ela toda para a passagem de ar, coloquei um paninho quantinho dentro e fui para Ufes cumpri a minha promessa.
Ao chegar na Ufes encontrei a funcionária que batia em Pretinha e no filhote e ao perguntar sobre ambas ela respondeu: "Graças a Deus levaram aquelas pestes daqui". Amigos, não consegui segurar o choro sai deseperada atrás de noticas, soube que Pretinha e o filhote haviam sido encaminhados para o Clínica veterinária Prondog. mais que depressa rumei para a clínica e encontrei mãe e filha juntas, pela primeira vez vi pretinha amamentando o filhote e combinei com a veterinária que assim que o filhote desmamasse viria buscá-lo.
Pretinha foi adotada e está sendo muito bem cuidada, começou uma nova vida, infelizmente não pude ficar com ela.  No dia do meu aniversário que fui buscar Joaninha, o maior presente que já recebi,  presente da minha amiga Pretinha. Joaninha. Joana D'arc, a Joaninha, é linda, meiga, educada, e muito erudita, ela é realmente uma gatinha das letras... Cumpri a minha promessa e levarei a amizade de Pretinha, para sempre, dentro do coração.
Abraços,
Renata
Joaninha
Os olhos de Joaninha
Céu azul clarinho
Poucas nuvens
Apenas dois passarinhos
Voam sem compromisso
Desenhando arabescos
no espaço dos meus sonhos.

*
Os olhos de Joaninha são o céu,
Eu sou a pluma desgarrada
da asa esquerda do patinho feio.
Quando sinto medo e solidão,
me embriago no azul juju
e plaino leve...

4 comentários:

Andressa disse...

Gente,
Mas que coisa mais linda a Joaninha!!
Um ano se passou e ela já deve estar grandona!
Lembro-me de Pretinha e de sua amizade com ela. É muito triste saber que os próprios funcionários da Ufes são capazes de maltratar os animais que vivem por ali.
Fico feliz em saber que ao menos essa história terminou bem.
um beijo grande,

Renata Bomfim disse...

EI amigaaaaa, que saudades de você!!! Pois é, Pretinha era danadinha... ehehehe. OLha, trouxe uma lembrancinha de Portuga pra você... UM feliz Natalllllllll, beijos na Dona Carmemmmmmmmmmm...

Abel Ahar disse...

Here we present to introduce to all visitors in this great blog. and thank you for allowing me .

cara menggugurkan kandungan
obat aborsi
tanda tanda kehamilan

gondes ribut disse...

This is a very good article material and it is very useful for us all. thank you . cara menggugurkan kandungan