* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

29/03/2012

Conexão Nicarágua: Revista Noctábulos : Revista literária del pensamiento estudiantil

Olá amigos internautas,
quando estive na Nicarágua para o VIII Festival Internacional de Poesia, pude sentir a força do movimento estudantil nicaraguense, uma rapazeada engajada e que mobiliza para traçar os rumos tanto de sua nação, quanto, de sua produção artística. Tive a alegria de tomar um café com o jovem Erick Andrey Moncada, de León, que ao saber sobre as minhas pesquisas para o doutorado, sobre a poética Darío, recitou para mim alguns versos do poeta. Conversamos sobre poesia, sobre Darío, sobre o Festival e ele, carinhosamente, me presenteou com um exemplar da Revista Noctábulos, edição de novembro de 2011. Apenas quando cheguei ao Brasil pude ler a revista com calma e vi muita coisa boa. 
Nessa edição há poemas da estudante de direito da UCA, Karla Vanessa Herrero; de Erick moncada; de Juan José montes; da dentista Brenda Meredith Rodrigues; de Gerald Alberto Garcia, que é um dos editores da Noctábulos; de Carlos Herrera Martinez, que é economista; do estudante de engenharia agrpecuária, Miguel Hernández; de Jorge Luis quezada, estudante de veterinária; de Eddy Salgado, que faz licenciatura na língua inglesa; de Ana Argentina Cuervas, estudante de medicina; de Francis Elisa Martinez, que estudalínguas na UNAN de León; de F. D. M. A., que prefere manter o anonimato; de Remberto Narváez, formado em ciências políticas; de Ana Maritza de Schwarzt, bióloga; de Juan Crus bordoy, poeta argentino de doze anos, publicado e premiado Juan declarou que escreve desde que tinha seis anos. Ainda na sessão "pensamento livre" encontramos um texto sobre Rubén Darío na Argentina e mais contos e crônicas. A revista Noctábulos ainda possui laços de irmandade com a Revista Reminiscências, de Cartagena e conta com o apoio da UNAN de Léon e patrocinadores. 
Bem, amigos, como vocês puderam perceber, a poesia na Nicarágua permeia todos os campos de saber por meio de seus profissionais e estudantes que encontram na poesia uma forma de arte expressão. Me encanta observar isso, na Nicarágua a poesia nasce em grupos de diferentes estratos sociais, irmanando as pessoas e dando forma a um grupo de poetas eclético e que traduz a multiplicidade do povo nicarguense. Deixo aqui registrado o meu carinho aos amigos de León, de Granada, Manágua e espero revê-los o próximo festival de poesia.
Abraços
Renata 

Nenhum comentário: