* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

04/04/2012

Nos campos da poesia: a poética segundo Mikhail Bakhtin (Palestra no Bandes/ES)

Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975)
Olá amigos internautas,
tenho a alegria de falar, hoje (04/03), para os amigos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), sobre a "arte poética" pela ótica do pensador russo Mikhail Bakhtin.

Bakhtin é um pensador transdisicplinar e sua teoria se revela, a cada dia, mais viva e capaz de responder a algumas questões de nossa época. Por meio de conceitos como "polifonia", "dialogismo", "carnavalização", entre outros, Bakhtin pôs em xeque a ideologia dominante.  Ele colocou em evidência o  "outro", subordinando o "eu", senhor por excelência no paradigma cartesiano/moderno, a esse ente, ser da alteridade: Toda voz é uma segunda voz", afirmou o pensador. Outro questionamento interessante é o da dicotomia entre os discursos da "vida" e da "arte", para Bakhtin estas duas instâncias devem atuar conjuntamente. Bakhtin vê a poesia, não como uma linguagem à parte, mas, como uma superação da própria linguagem, por levá-la ao extremo, e por exigir o máximo da língua. Bem, pretendo falar sobre tais conceitos nessa palestra, contextualizando-os e exemplificando com poemas meus e de outros poetas. É isso. Até lá!

ps: quem tiver interesse em conhecer a obra de Mikhail Bakhtin pode ler a obra "Estética da criação Verbal" (PDF)
Valeu! Abraços
Renata

Nenhum comentário: