* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

04/05/2012

Ernesto Cardenal, poeta nicaraguense, conquista o Prêmio Príncipe de Asturias das Artes 2012


“Mi poesía tiene un compromiso social y político, mejor dicho, revolucionario; [...] He sido poeta, sacerdote y revolucionario, e utilizado la poesía para llevar mi mensaje social, revolucionario”. 
 (Esnesto Cadernal)

Foto com o grande poeta Ernesto Cadernal em fev.  2012- Hotel Rubén Darío/ Nicarágua
Olá amigos internautas,
Quero parabenizar o poeta Ernesto Cardenal pelo Prêmio Rainha Sofia de Poesia, um dos mais importantes do gênero no mundo iberoamericano. Parabenizo também a todos os amigos poetas nicaraguenses, ao Centro Nicaraguense de Escritores, do qual Cardenal é presidente honorário, celebramos juntos esta conquista! A Nicarágua é uma terra fértil para a poesia! Cardenal é um poeta que participou ativamente do movimento revolucinário hispanoamericano, ele foi Ministro da Cultura durante a Revolução Sandinista de 1983 e o seu compromisso para com a democracia é uma grande inspiração para muitos poetas, inclusive para mim. O poeta declarou ao jornal El Pais que não sabia que estava concorrendo ao prêmio, que foi uma surpresa inesperada, mas, muito agradável.

Leia também a reportagem do periódico nicaraguense LA PRENSA: Premios literarios e identidad nacional

Nenhum comentário: