* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

12/09/2012

Toma posse nova diretoria da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL)


Neusa , Valsema, karina, Silvana, Felicidade, Sonia, Maria do Carmo, Renata, Jô Drumond, Ailse.
Olá amigos internautas, tudo bem?
A Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL) foi fundada em 1949 com o propósito de divulgar a literatura produzida por mulheres no ES. Nessa época a entrada de mulheres na Academia Espírito-Santense de Letras não era permitida. Esse  não foi um caso isolado, sabemos que durante muito tempo a escrita feminina sofreu censura e discriminação pelo mundo, tornando-se possível, apenas, como forma de resistência. A AFESL sobreviveu a tudo isso e hoje se mostra ainda mais produtiva, resgatando da sombra a produção literária de escritoras capixabas e de outras regiões do Brasil,  muitas quase esquecidas pelo público e pela crítica, difundindo a literatura e incentivando variados projetos no campo cultural  e nas interfaces entre literatura e artes plásticas, música, teatro, cinema, etc. Ontem foi empossadas a nova direitoria da AFESL, da qual tenho a alegria de fazer parte. Parabéns a todas as acadêmicas e o meu carinho!!!!
Ontem houve, também, uma palestra proferida pela acadêmica da AFESL Ailse Therezinha Cypreste Romanelli, sobre a vida e obra da escritora capixaba Arlette Cypreste de Cypreste. Poetisa e jornalista, Arlette atuou no jornal A Gazeta e na Radio Espírito Santo, como redatora dos noticiários, produziu programas de sucesso como Mulher e Perfume ( programa feminino) e  Nossa Terra, Nossa Gente, com entrevistas a personagens ilustres. Escreveu e dirigiu duas novelas radiofônicas. Foi uma das fundadoras da AFESL e faleceu em 2007. Após a pelestra houve o lançamento do livro de poesias "DOCES RECORDAÇÕES", de Arlette,  organizado por Ailse. Vou pedir a Ailse uma resenha desse artigo e logo posto para vocês, ela fez um trabalho primoroso.
Aproveito para divulgar o Concurso leiterário ANNETTE DE CASTRO MATTOS, categoria "crônica", promovido pela AFESL. saiba mais no site da Academia.
Abraços fraternos
Renata

Fotografia de Jakson Libardi (Confraria dos bardos)

Um comentário:

Fleury disse...

Uma honra estar entre vocês, musas. O livro organizado pela Ailse está um primor.
Bjs,
Karina.