* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

11/01/2013

À sombra de um delírio verde", um documentário que mostra uma pequena parte das atrocidades perpetradas aos índios Guarani Kaiowá e às florestas do Mato Grosso do Sul

Olá amigo internauta,
Triste, vergonhoso, cruél ... um vídeo que mostra um pouco do que os Kaiowás tem passado.

 
Na região Sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, o povo indígena com a maior população no Brasil trava, quase silenciosamente, uma luta desigual pela reconquista de seu território.
 Expulsos pelo contínuo processo de colonização, mais de 40 mil Guarani Kaiowá vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto.em terra e sem floresta, os Guarani Kaiowá convivem há anos com uma epidemia de desnutrição que atinge suas crianças. Sem alternativas de subsistência, adultos e adolescentes são explorados nos canaviais em exaustivas jornadas de trabalho. Na linha de produção do combustível limpo são constantes as autuações feitas pelo Ministério Público do Trabalho que encontram nas usinas trabalho infantil e trabalho escravo.
Em meio ao delírio da febre do ouro verde (como é chamada a cana-de-açúcar), as lideranças indígenas que enfrentam o poder que se impõe muitas vezes encontram como destino a morte encomendada por fazendeiros.
 
À Sombra de um Delírio Verde
Tempo: 29 min. Países: Argentina, Bélgica e Brasil. Narração: Fabiana Cozza. Direção: An Baccaert, Cristiano Navarro, Nicola Muthedarksideofgreen-themovie.com

Um comentário:

Luiz Bittencourt disse...

LAMENTÁVEL O QUE ESTÁ ACONTECENDO LÁ NO MATO GROSSO. É PARA SE INDIGNAR E A SOCIEDADE FAZER ALGO. JUSTAMENTE O QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI NO ESPIRITO SANTO; NADA!!!. A FÍBRIA (ARACRUZ CELULOSE) TOMOU AS TERRAS DOS ÍNDIOS QUE VIVEM POR AQUI. É A EXTINÇÃO DESTE POVO SOFRIDO. (PREIMEIRO POVO) DONOS DAS TERRAS. FAÇA UM TESTE: CAMINHE PELOS EUCALÍPTOS QUE VOCÈ NÃO OUVE NADA, PÁSSARO NENHUM ,ANIMAL NENHUM. É UM DESERTO VERDE. EXISTE UMA SUBSTÂNCIA QUE ESTE EUCAPÍPTO EXALA QUE NÃO FICA PÁSSARO NENHUM. E FUTURAMENTE VAI VIRAR UM DESERTO PORQUE O EUCALÍPTO TIRA TODA ÁGUA DO LENÇOL FREATICO.
FICA AQUI MEU DESABAFO!!!
LUIZ BITTENCOURT