* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

20/01/2013

Viva el Cisne!. ¡Feliz cumpleaños, Rubén Darío! (Poeta nicaraguense completa 146 anos de nascimento)

"¿Qué signo haces, Cisne, con tu encorvado cuello
al passo de los tristes y errantes soñadores?"
Olá amigo internauta,

Se você entrou no Google no dia 18 de janeiro de 2013 viu a homenagem (imagem acima) prestada ao poeta nicaraguense Rubén Darío no seu aniversário de 146 anos. Félix Rubén García Sarmiento, o "Rubén Darío", nasceu em um povoado chamado Metapa que, desde 1920, passou a se chamar Ciudad Darío. O poeta faleceu no dia 6 de fevereiro de 1916 na cidade de León, onde foi sepultado.
Darío é considerado o "Principe das letras castelhanas", ele revolucionou o idioma e introduziu novos metros na poesia. Presto aqui uma singela homenagem ao poeta que me encanta com seus versos e tem sido uma ótima companhia durante esses quase três anos de pesquisa de doutorado, na qual estudo, tanto a sua poética, quanto a de Florbela Espanca.

Viva Rubén Darío! Viva a Poesia!

"Amar, amar, amar, amar siempre, con todo
el ser y con la tierra y con el cielo,
con lo claro del sol y lo oscuro del lodo"

(Rubén Darío)


Visitei o túmulo de Darío, na Catedral de León (Nicaragua), em novembro de 2012.




 
LO FATAL
 
A René Pérez.
 
Dichoso el árbol que es apenas sensitivo,
y más la piedra dura, porque ésta ya no siente,
pues no hay dolor más grande que el dolor de ser vivo,
ni mayor pesadumbre que la vida consciente.
 
Ser, y no saber nada, y ser sin rumbo cierto,
y el temor de haber sido y un futuro terror...
Y el espanto seguro de estar mañana muerto,
y sufrir por la vida y por la sombra y por
 
lo que no conocemos y apenas sospechamos,
y la carne que tienta con sus frescos racimos
y la tumba que aguarda con sus fúnebres ramos,
¡y no saber adónde vamos,
ni de dónde venimos...!
 
(Rubén Darío)

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezados colegas,

A Comissão editorial da revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), publicação semestral do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto, do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e vinculada ao Mestrado em Letras dessa instituição, informa que já se encontram abertas chamadas para os dois números referentes ao volume 02/2013.
Diálogo das Letras também já está com a edição n. 02, volume 01, publicada em dezembro de 2012, disponível em sua página para acesso dos leitores.
Convidamos alunos de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica e superior e pesquisadores da área a conhecerem o conteúdo da revista Diálogo das Letras e a divulgarem, em suas instituições, as chamadas desse periódico, bem como a submeterem textos (artigos científicos e resenhas), para os próximos números.

CHAMADAS PARA OS DOIS NÚMEROS DO VOMUME 02/2013

Vol. 02. n. 01 – jan./jun. 2013
Prazo para submissão: 30 de abril de 2013.
Previsão de publicação: 31 de julho de 2013.
Temática: ESTUDOS EM ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA E NO DISCURSO
Ementa: Com a temática Estudos em Argumentação na Língua e no Discurso, a revista Diálogo das Letras pretende reunir trabalhos teóricos e/ou empíricos que, ancorados em quaisquer das correntes teóricas das ciências da linguagem (Nova Retórica, Teorias da Argumentação na Língua, Semântica Argumentativa, entre outras), explorem questões sobre a argumentatividade da linguagem ou que abordem propostas de trabalho com o texto argumentativo verbal, visual ou verbo-visual.
Organizadores: Prof. Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
Prof. Gilton Sampaio de Souza

Vol. 02. n. 02 – jul./dez. 2013
Prazo para submissão: 30 de setembro de 2013.
Previsão de publicação: 20 de dezembro de 2013.
Temática: ABORDAGENS SOBRE O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS
Ementa: Com a temática Abordagens sobre o texto literário no ensino de línguas e literaturas, a revista Diálogo das Letras objetiva acolher trabalhos que deem conta de traçar um panorama e apontar perspectivas de abordagens do texto literário no ensino de línguas e literaturas. Privilegiam-se ainda, neste número, estudos de teorias do texto literário, em diferentes abordagens tais como Sociologia da Leitura, Psicolinguística, Estética da Recepção, Interacionismo sociodiscursivo, Teoria do Efeito, que compreendam, entre outras, as dimensões estética, linguística, ideológica, histórica, filosófica e pedagógica do texto literário, bem como a contribuição deste para a constituição do leitor.
Organizadoras: Profa. Maria Edileuza da Costa
Profa. Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Lembramos que o envio continua sendo feito exclusivamente pelo e-mail: dialogodasletras@gmail.com. Lembramos, ainda, que as normas para publicação estão disponíveis na página da revista, no portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) das Edições UERN, a partir do endereço que se segue: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines.

Mais Diálogo das Letras:
Além do endereço que se encontra no portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) das Edições UERN, Diálogo das Letras conta agora com um espaço no blog do GPET (http://gpetuern.blogspot.com.br/p/revista-dialogo-das-letras.html) e com uma página no facebook (http://www.facebook.com/groups/dialogodasletras/). Visitem-nos! Sigam-nos!

Agradecemos, desde já, pela valiosa colaboração na divulgação.

Cordialmente,
Comissão Editorial da revista Diálogo das Letras