* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

01/01/2013

Visita ao túmulo de Rubén Darío (León/ 2012)

Visita ao túmulo do poeta nicaraguense Rubén Darío
Olá amigo internauta, feliz 2013!
 
Bem, o primeiro post deste ano diz respeito a realização de um desejo desta poeta. Em fevereiro de 2012 estive pela primeira vez na Nicarágua, em busca de material atualizado sobre Rubén Darío, para minha pesquisa de doutorado (UFES).

Não pude deixar de visitar a Ciudad Darío, antiga Metapa, onde o poeta nasceu e viveu o seu primeiro mês de vida e, especialmente, a cidade de León, onde  Darío viveu até os 15 anos e foi sepultado. Foi uma emoção visitar pela primeira vez a Catedral de León. Quando fui visitar o túmulo do meu poeta estava sozinha e com as mãos cheias de livros, que bom que encontrei uma boa alma que tirou uma foto minha, e logo voltei para Granada, pois, estava anoitecendo.

Só quando cheguei ao Brasil que tive consciência de que não tinha tocado  Leão triste que guarda a última morada do poeta. Tenho que confessar que fiquei  frustrada, pois, todos sabem que o brasileiro vê, também, com as mãos, e eu não sou excessão. Jurei voltar!

O convite para participar do Festival de Poesia de Managua, em novembro de de 2012, foi uma surpresa maravilhosa, e a oportunidade que eu esperava para "(re)ver" o Leão triste, mais que isso, consolá-lo, abraçar a sua dor, e lhe dizer que também sinto saudades de Darío. Dessa vez pude acariciar sua pelagem, tocar com carinho suas orelhas, seu focinho, do jeitinho como faço com meus gatos. Conversamos e nos despedimos.

Explicar essas loucuras poéticas, não posso! Mas agradeço tudo o que meus poetas (Darío e Florbela) fazem por mim: a oportunidade de viajar e de fazer amigos, conhecer novas culturas, lugares; a alegria de ler e me emocionar com os seus poemas, o desafio da pesquisa, que requer leitura, escrita, e que mantém o meu espírito dinâmico e avivado...

Por tudo isso, nesse primeiro dia de 2013, quero dizer: OBRIGADA!

Nenhum comentário: