* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

02/06/2013

Edvar Munch, 150 anos

Ha 150 anos nasceu Edvar Munch (1863-1944), precursor do expressionismo considerado o mais importantes artista norueguês. Várias galerias se preparam para homenagear o artista com exposições. Oslo prepara uma mega exposição retrospectiva com cerca de 270 obras que se chamará "Munch 150".
Única de las cuatro versiones de "El grito" del pintor noruego
Edvard Munch que quedaba en manos privadas.EFE/Sotheby's


’La danza de la vida’ (1899-1900). Edvard Munch.© Munch Museum /
Munch-­Ellingsen Group / BONO, Oslo 2013 Photo: © Børre Høstland, National Museum
 
Um dos objetivos da exposição "Munch 150" é ampliar o conhecimento das obras de Munch para o grande público. Os visitantes poderão apreciar das obras mais conhecidas deste pintos, como O grito, de 1893, La madona, de 1894-95, e Puberdade, de 1894-95 às menos conhecidas. A mostra vai abranger um periodo de 60 anos de produção de Munch, artista cuja vida foi contubada. O artista sofria de depressão, perdeu a  irmã e a mãe de tuberculose quando ele era ainda menino e seu pai era um religioso fanático. As vivências do artistas marcaram a sua produção, ele retratou, especialmente, a angústia de sua época.  Fonte


Nenhum comentário: