* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

18/06/2013

Florbela Espanca e Rosalía de Castro na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (IV Encontro de Escritoras Capixabas/ AFESL)

Olá amigos internautas,
hoje acontece o nosso encontro na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, no IV Encontro de Escritoras Capixabas (18 e 19/06). A programação do evento está diversificada. Eu e a amiga e confreira Jô Drummond estaremos compartilhando uma mesa redonda que será mediada pela acadêmica, também amiga, Karina Fleury. Jô vai falar sobre a tessitura literária da escritora capixaba e acadêmica da AFESL Maria Helena Teixeira de Siqueira, que é a segunda ocupante da cadeira 16 da AFESL (cadeira que eu estou ocupando). Já eu vou falar sobre aspectos das obras de Florbela Espanca e Rosalía de Castro, duas representantes ilustres da poesia galego-portuguesa. Pretendo apresentar para vocês estas duas escritoras tiveram um papel relevante na emancipação da mulher, e na afirmação da identidade de seus países, mais especificamente das localidades em que nasceram: Évora e Galícia, e como em torno de seus nomes e de suas imagens se erigiu uma aura que acabou por mitificá-las. Existem alguns atravessamentos entre as biografias destas duas escritoras e suas poesias trabalham temáticas afins como a dor, a morte, a ansiedade, e compartilham, também, a mistura de sofrimento e doçura que chamam de saudade, a quintessência da dor mais íntima que pode aflorar na poesia galaico-portuguesa. Bem, confiram o folder
Abraços
Renata
 
Trabalho apresentado, compartilho o slide.
 

















Meu carinho e agradecimento aos amigos que prestigiaram nosso encontro!

Um comentário:

Anônimo disse...

Renata, a foto ficou linda e a atuação de vocês foi primorosa, tanto durante a mesa redonda que vocês apresentaram quanto no debate da mesa redonda do segundo dia!
Parabéns a a todas!
Grande beijo,
Silvana Soares Sampaio
presidente da AFESL