* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

27/06/2013

Segurança pública: é preciso inovar

*Amigos, o jornal A Gazeta publicou hoje este texto meu, compartilho com vocês
Renata Bomfim
____________________________
capa do jornal de hoje
O Compaz: a ética policial e a vivência socioambiental é, comprovadamente, um dos melhores treinamentos de cunho humanístico para policiais do Brasil. Respaldo essa afirmação em pesquisas, depoimentos de policiais que por ele passaram, e no seu alto índice de aprovação, na casa dos 90%, atestado pela ESESP, via instrumentos reconhecidos de aferição, e também por pesquisas realizadas pela UFES. O Compaz foi construído em parceria com a polícia militar do ES em 1995 e tem como base o curso de formação da polícia japonesa, considerada uma das melhores do mundo. 
Esse treinamento tem inspiração na disciplina rígida aplicada na formação dos guerreiros samurais, que encontravam nos mosteiros, de forma horizontalizada, práticas que lhes possibilitavam ter uma mente de prontidão, preparada para reagir com eficiência nos momentos de pressão, adversidade e imprevisibilidade. É uma metodologia ancorada na experiência de muitos séculos. O Compaz é um programa de formação continuada, transdisciplinar, que não prega verdades absolutas. Antes, busca fortalecer o que há de mais necessário na formação do policial, ou seja, os valores que a sociedade exige do militar, investindo na formação de uma polícia cidadã, ética, centrada na atenção plena e em valores humanos.
Desde 2008 atuo como educadora socioambiental no Compaz e acredito que este programa pioneiro na America Latina deveria integrar, há muito tempo, a política de segurança pública do ES. A esta altura, se o programa tivesse continuidade, já ocuparíamos um lugar de referência no campo da segurança, e a sociedade colheria os resultados. Infelizmente, acontecendo de forma intermitente, e há quase três anos sem acontecer, pergunto se este programa, que ganhou destaque nos mais importantes veículos midiáticos do país, ou seja, mostrando ao Brasil e ao mundo a outra face da segurança pública capixaba, que não a da violência, receberá o tiro de misericórdia? O Governo está jogando fora a bacia, a água e a criança.
Criado em 1995 o Compaz faz parte dos programas socioambientais do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem. São 16 anos de existência e de persistência, e a cada etapa o Compaz mostrou avanços, possibilidades e aberturas para crescer e melhorar ainda mais. Ouvi diretamente de um ex-secretário de Segurança do Estado que o Compaz não estava acontecendo por causa de resistências. Ora, a resistência é um indicador de que algo se recusa a mudar, mas também de que existe uma ação capaz de promover mudanças. Estamos confiantes nesta nova gestão da segurança pública do ES, esperando que perceba a contemporaneidade e a efetividade do Compaz, e que dê a este Programa o lugar merecido, para que 18 anos de investimentos e saber acumulado não se percam.

Renata Bomfim
(Escritora e Educadora Socioambiental no COMPAZ)

Nenhum comentário: