* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

19/06/2013

Visto de estada temporária em Portugal para pesquisadores brasileiros (Bolsistas da CAPES)

Bandeiras de Portugal e do Brasil
Olá amigos acadêmicos,
Seguem algumas informações para aqueles estudantes de pós-graduação que, como eu, vão para Portugal fazer suas pesquisas e precisam do Visto de estada temporária. Dei entrada no visto no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.
 
O primeiro passo para dar entrada no visto é acessar o site do Consulado Geral, se inscrever, agendar a ida, e depois preencher o formulário. Acessado o formulário clique na bandeirinha de Portugal (solicitar um pedido de visto) preencher a ficha que, ao final, irá gerar um número; imprimir ficha e levar ao Consulado com os demais documentos que são:
- 2 fotos 3x4 a cores e atualizada/ Passaporte original e cópia autenticada/ originais dos documentos de identificação (RG, ou RNE  [se for estrangeiro]), levar cópias destes documentos autenticadas/ Certidão recente de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal (DPF.gov.br) e outro atestado de antecedentes emitido pela polícia civil/ Seguro saúde Internacional/ Comprovante de moradia em Portugal/ Requerimento para consulta do Registro Criminal português pelo SEF/ *Documento comprovativo de matricula em um estabelecimento de ensino reconhecido (declaração ou carta aceite)/ Comprovativo de que possui meios de subsistência em Portugal [no caso, comprovar bolsa].
Prepare o bolso: valor da taxa do visto: R$ 231,74, que deve ser pago no ato da entrada do visto.
 
Bem, é isso, aconselho que utilizem estas dicas como apoio, mas não deixem de escarafunchar o site do Consulado Geral e entrar em contato com os atendentes, caso haja alguma dúvida, pois, com o tempo, algumas exigências podem ser acrescentadas entre outras modificações. O processo não pode ser feito por internet, é preciso ir ao Rio de Janeiro dar entrada no visto, mas, o solicitante pode dar uma procuração a alguém que esteja no Rio para pegar o visto por ele.

 * Fui muito muito bem recebida no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, deixo aqui registrado o meu agradecimento, especialmente a simpática e bela Ana Paula Bittetti, que me atendeu.
 
Renata Bomfim

Nenhum comentário: