* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

10/11/2015

Com poesias, Renata Bomfim faz um chamado urgente à preservação do Meio Ambiente (Jornal ES/Hoje)


Com poesias, Renata Bomfim faz um chamado urgente à preservação do Meio Ambiente

                               Renata Bomfim






Em um momento crucial da nossa história em que mudanças climáticas causadas pelo desrespeito do homem pelos recursos naturais geram mandas sociais graves, como a crise hídrica que assola do Espírito Santo, a poetisa capixaba Renata Bomfim lança na próxima quarta-feira (11), a partir das 19 horas, na área aberta do Shopping Jardins, o livro de poemas Colóquio das Árvores.
Dividido em cinco seções intituladas de O Grito da Rosa, Colóquio das Árvores, O Cisne e a Flor, Cantos de Vida e de Esperança e Hortinha Poética, a obra aborda temáticas socioambiental, ao mesmo tempo em que abordam aspectos inerentes às grandes inquietações humanas-existenciais: o amor, a morte, a solidão e a esperança.São duzentas e duas páginas contendo cento e vinte poemas que dialogam diretamente com grandes autores, como Sylvia Plath, Rubén Darío, Hilda Hilst, Florbela Espanca e Camões. O desejo  utópico de se ter um espaço pacífico entre o ser e o ter define Colóquio das Árvores, inserindo o leitor na epígrafe de Renata e suas referências literárias, juntamente com a necessidade de repensar a nossa existência por meio de versos.
A leitura da obra propicia a oportunidade de se reconstruir valores materiais e imateriais. A mensagem é de urgência em relação à temas ambientais e humanitários. “Temos que nos conscientizar acerca das atrocidades históricas, envolvendo a exploração de povos negros e indígenas, por exemplo. Minha obra é um convite ao zelo pelo amor ao próximo e o conviver igualitário”, conclama a autora. A apresentação das poesias do livro será feita no dia do evento pelo poeta e crítico espanhol Pedro Sevylla de Juana. Além do lançamento de Colóquio das Árvores, a área aberta do Shopping Jardins será palco para um sarau musical e poético com as integrantes da Academia Feminina Espírito Santense de Letras. 
A autora: Renata Bomfim é natural de Vitória/ES. É bacharel em Artes Plásticas, mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisadora do CNPq é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) e ocupa a cadeira nº 16 na Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL

Nenhum comentário: