* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

09/06/2016

Humor e amor em Carmélia Maria de Sousa, a cronista do povo (palestra pública com a escritora capixaba Renata Bomfim)

“Não tenho queixas da vida, porque ela ainda me dá razões 
para olhar as estrelas e repetir em silêncio o nome de Deus”

(Carmélia Maria de Sousa).



Carmélia Maria de Sousa (1936- 1974), a “cronista do povo”, como ela própria se intitulava, é uma cronista capixaba cuja obra é marcada pelo seu tempo, pois a escritora surgiu no cenário literário em 1958 como a voz da contracultura. Ela foi considerada por Agostinho Lázaro como uma das melhores cronistas do Espírito Santo e por Francisco Aurélio Ribeiro como sendo a responsável por popularizar a crônica escrita por mulheres no Estado. Carmélia possui uma escrita carregada de ironia. Mas, a obra dessa escritora extrapola o seu tempo e se renova, pois, é toda permeada pela poesia e fala de amor, de solidão, de esperança, e de outros temas que evocam vivencias que nos irmanam independente do tempo. De forma engraçada, Carmélia “espinafrou” a alta sociedade em suas crônicas, ela era uma mulher com personalidade forte e coração sensível e bondoso, segundo o depoimento de vários intelectuais que foram seus amigos, entre eles Milson Henriques e Amylton de Almeida. Falar de Carmélia Maria de Sousa, além de uma alegria, é uma possibilidade de compartilhar um olhar sobre a sua obra que está reunida em um único livro chamado Vento sul, publicado postumamente.

Palestrante: Renata Bomfim
Nasceu na Ilha de Vitória/ ES (21/11/1972). Escritora mestre e doutora em letras pela UFES, ocupa a cadeira nº 16 na Academia Feminina Espírito-Santense de Letras e é membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES. 

Palestra na Biblioteca Pública do Espírito Santo, dia 14 de junho de 2016, às 17 horas.
Av. João Batista Parra, 165 – Praia do Suá – Vitória – ES
Telefone: (27) 3137- 9351
Facebook: Biblioteca Pública do Espírito Santo

Nenhum comentário: