* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

04/09/2018

XV Festival Internacional de Poesia de Granada. Um canto de Paz e de Liberdade pela Nicarágua!

Amigos,
Ontem recebi o convite oficial para participar do XV Festival Internacional de Poesia de Granada, que acontecerá do dia 10 ao dia 17 de fevereiro de 2019. Estou muito feliz e honrada em ser lembrada pelos amigos nicaraguenses para participar desse evento em um momento delicado de reconstrução da nação.  A primeira vez que estive na Nicarágua foi em 2012, quando realizava pesquisas para minha tese de doutorado. A pesquisa intitulada A Flor e o Cisne: diálogos poéticos entre Florbela Espanca e Rubén Darío, defendida em 2014, foi a primeira realizada sobre Rubén Dario, no Brasil,  ao nível de doutorado. Durante as investigações eu senti falta de fontes recentes sobre o poeta então comprei as passagens e embarquei para esse pais misteriosos com seus vulcões e grandes lagos. Não imaginava que essa experiência criaria um laço de amizade que me uniria de coração a essas pessoas e a sua cultura. Tive o privilégio de conhecer e conversar com os estudiosos mais destacados da obra de Darío, muitos deles meus amigos até hoje. 

Florbela Espanca desejou “Amar, amar, amar perdidamente” e Darío, assim como a poetisa portuguesa, fez do amor sua bandeira. Já eu, fiz do poema dariano  Amo, amas o meu mantra: “Amar, amar, amar, amar siempre, con todo/ el ser y con la tierra y con el cielo,/ con lo claro del sol y lo obscuro del lodo./ Amar por toda ciencia y amar por todo anhelo”.

Sabemos que a Nicarágua vive um momento decisivo na sua história política, "entre la represión brutal y la esperanza". O povo nicaraguense dá provas de sua resistência e luta para que a democracia seja estabelecida e os cidadãos vivam em paz e em liberdade e a edição de 2019 desse Festival, que é o maior evento poético da América Latina, acontecerá "POR LA VIDA, POR LA LIBERTAD Y LA PAZ EN NICARAGUA".  Estamos convictos de que "nuestro espíritu trasciende toda frontera y donde con cada palabra edificamos un pilar que haga realidad el sueño de un mundo en el que reine la justicia, la paz, el respeto, la democracia, la libertad y el amor.. 
Bem, só tenho que agradecer a junta diretiva do XV Festival Internacional de Poesia de Granada, a querida poeta Glória Gabuardi, ao querido Chichi  e demais poeta. Nos encontramos fevereiro de 2019 em Granada para celebrarmos  juntos  esse "acto de fe y amor a la vida, la libertad y la paz en Nicaragua".
Eu representei o Brasil no Festival Internacional de Poesia de Granadas em 2014 e 2016. Participaram, também, representando o Brasil, Antonio Miranda, Floriano Martins, Ledo Ivo, Lucila Nogueira, María Lucía Dal Farra e Thiago de Mello. Nos vemos em Granada! Viva a poesia! Viva a Nicarágua Livre!
Renata Bomfim


2 comentários:

Karina de Rezende-Fohringer disse...

Amiga,
voce é merecedora desta e de tantas outras homenagens que virāo! Seu amor pela literatura abre portas; seu trabalho e sua pesquisa denotam a seriedade e a competência que fundamentam a sua história de vida! Parabéns!
Beijos da amiga Karina de Rezende-Fohringer.

Graça disse...

Parabens Renata pela dedicao a poesia e a naturaleza.