* Hello, my friends! welcome to letra e fel! If you like this space, please share it with your friends.
* Dzień dobry, drogi czytelniku, witaj w blogu Letra e Fel! Dziękujemy za wizytę. Jeśli nasz blog ci sie spodobał, poleć go swoim znajomym.
*!Hola! , amigo lector. Sea bienvenido y si le gustó mi blog, recoméndelo a sus amigos!
*Cher lecteur, soyez le bienvenu! Veuillez conseiller notre blog à vos amis si vous l'avez aimé. Merci beaucoup!

29/03/2019

histórico das FLICs-ES


A Feira Literária Capixaba (FLIC-ES) é considerada hoje um dos maiores eventos literários do ES e agrega expressões culturais eruditas e populares de variados municípios do ES. 

Durante os cinco dias  se apresentam, na FLIC-ES, grupos de animação, de dança, atividades circenses, concursos literários e premiações, mesas redondas, lançamentos de livros, palestras, encontros com escritores, narração de histórias, oficinas artísticas e recreativas para as crianças; teatro, shows musicais, saraus, performances, exposição de obras de arte e artesanato, apresentação de vídeos e saraus poéticos.

HISTÓRICO DAS FLICs-ES

A I Feira Literária Capixaba aconteceu em 2014, na Praça do Papa – Enseada do Suá- Vitória, ES, entre os dias 22 e 26 de maio. Essa edição da Feira contou com a presença de aproximadamente 18.000 visitantes e o escritor homenageado foi Elmo Elton, poeta, historiador, jornalista.

A II Feira Literária Capixaba, em 2015, foi realizada na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, Vitória, ES, entre os dias 20 e 24 de maio. Esse evento contou com uma um encontro cultural, posteriormente chamado de “Pré-FLIC-ES” na Casa Porto (centro de Vitória) e no auditório do Centro de artes da UFES e já teve maior participação de atividades como artesanato capixaba, livrarias, maior número de contação de histórias, exposição de artes, espaços gourmet, fotografias em neon, lego, pintura, oficina de mágica e parquinho para crianças. Contou com a participação de 10.000 pessoas e caravanas de vários municípios. A homenageada foi a escritora Virgínia Gasparini Tamanini.

A III Feira Literária Capixaba, de 2016, Continuou na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, e foi realizada no período de 11 a 15 de maio. O homenageado foi o escritor Adelpho Polli Monjardim, personalidade de destaque das letras capixabas, ele foi também advogado e Prefeito de Vitória. Participaram cerca de 10.000 visitantes e diversos seguimentos da produção cultural, artística e empresarial tiveram oportunidade de mostrar seus trabalhos como: livraria, setor gastronômico, prestadores de serviços, músicos, atores, seguranças,dançarinos, circenses, artesões, estudantes, professores, escolas públicas e privadas. Nessa edição, várias ações culturais Pré-FLICs-ES foram realizadas contemplando os seguintes municípios: São Mateus, Aracruz, Vila Velha, Serra, Marechal Floriano, Santa Tereza, Ibatiba, Guarapari, São Jose do Calçado, Cariacica, Ibatiba, Itaguaçu.

A IV Feira Literária Capixaba, edição 2017, contou com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e aconteceu no Campus de Goiabeiras, em Vitória, no período de 17 a 21 de maio. Dessa vez a homenageada foi a historiadora Maria Stella de Novaes, que deixou extensa obra, entre trabalhos literários e estudos científicos publicados e inéditos. Participaram dessa FLIC-ES um público variado, cerca de 10.000 entre elas 67 escolas confirmadas que trouxeram em Ônibus fretados 1936 alunos, 201 professores, houve ainda contadores de historia, 71 lançamentos de livros 9 palestrantes, 16 mediadores, 48 Debatedores-Mesa Redonda, academias de letras de várias partes do ES. Houve representatividade de vários municípios, entre eles Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Castelo, Guaçuí, Araguaia, Ibatiba, Iúna e São Mateus). Duas editoras expuseram livros, (Paulinas e Aquáros), houve estande de arte e artesanatos e estandes de arte como os do Escritório de Arte Dayse Resende, de Caio Cruz, de caricatura -Caio Cruz. Nessa edição houve uma divulgação mais ampla: TV GAZETA TV Ufes, TV Sim - Linhares ,TV Record, Rádio Espírito Santo, Rádio UFES.

A V FLIC-ES, em 2018, Aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo. Campus Goiabeiras Vitória. Ela aconteceu entre os dias 23 e 27 de maio e homenageou o importante intelectual capixaba Afonso Claudio de Freitas Rosa, escritor, poeta, historiador, professor e advogado. Participaram dessa edição da FLIC-ES um público variado em torno de 7000 participantes contando com escolas inscritas (66), alunos (2500), professores (88), contadores de historia (14), lançamentos de livros (71), palestrantes (10), mediadores (20), Debatedores-Mesa Redonda (54), academias de letras do ES, representadas (07), presença de representantes de outros municípios (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Castelo, Linhares, Ibatiba, Iúna, São Mateus).


A 6ª FLIC-ES, em 2019, cujo tema é "diversidade", busca integrar e valorizar a literatura e as demais expressões artísticas produzidas no Espírito Santo para um público diversificado, crianças, jovens e adultos, priorizando, também, cidadãos com necessidades especiais. Todas as atividades procuram despertar o interesse pela arte, leitura e pela escrita, facilitando o acesso do público aos bens culturais da terra capixaba por meio de palestras com escritores, profissionais ligados ao trabalho de incentivo à leitura, bate papo com artistas capixabas e exposições e lançamentos de livros de autores nascidos ou residentes no ES.

Nenhum comentário: